terça-feira, 7 de junho de 2016

Trabalhando em Cruzeiros

Em 2007 resolvi tentar trabalhar em navios de cruzeiros e tudo começou indo em uma palestra, depois tive um curso em Florianópolis para a seleção. Logo após, fiz um treinamento para trabalhar na Costa Cruzeiros que foi realizado em Santos, terminado o curso teve uma prova e depois de sair o resultado tive que voltar para Santos para fazer o curso STCW - para poder trabalhar nos portos brasileiros e levar os exames (que são vários) para a empresa que fez todo o acompanhamento. A Costa paga a passagem aérea ida e volta e hospedagem na Europa, pois geralmente os navios que vem para o Brasil saem da Europa para o Brasil.

Curso em Santos

Curso em Florianópolis
Acabei trabalhando apenas 1 mês, pois como acabei indo como cleaner (faxineira) e não havia gorjeta, acabei retornando (detalhe que o contrato é enviado dois dias antes da viagem junto com o aéreo, então quando chegou o salário ainda pensei, mas já que tinha feito todos os cursos e já havia gasto um dinheiro, paguei para ver). Pois o salário que eu recebia na época não compensava pelas horas de trabalho, as vezes eram 10, 11, 12 ou até 13 horas de trabalho e dependendo de outras funções, até 15 horas por dia. Detalhe é que não há folga, você tem que trabalhar todos os dias e para descer nos lugares é difícil, pois quando dá para descer tem que ser bem rápido, a não ser que você tenha folga a tarde toda ou trabalhe na madrugada toda, daí fica mais fácil de descer com calma, mas o que você tem que organizar é que nesse tempo que sobra você tem que dormir, comer e tomar banho. Mas muitas vezes você não tem nem vontade de descer, pois muitas vezes acaba repetindo o roteiro, daí você acaba não descendo mesmo.
No meu caso, minha experiência não foi das melhores, mas existem pessoas que vão e ficam por anos, gostam e se dão bem e muitas até casam. Claro que também tudo depende da cia marítima, pois algumas pagam melhor e dão condições melhores, outra coisa é a questão da função,  se der vá com uma função de recepção ou loja, pois a parte de limpeza e cozinha são bem puxadas e nem sempre pagam pelo trabalho efetuado, mas como disse tudo vai de cada cia e cada pessoa.

Para quem quer viajar bastante, talvez esse seja o canal, mas como falei, nem sempre você poderá viajar e dar uma de turista, pois você tem seu horário para trabalhar e descansar, então as descidas acabam sendo rápidas por conta disso ou nem acaba descendo, muitas vezes devido ao cansaço.

Duas curiosidades: o meu comandante foi o que afundou o Costa Concórdia, e olhem o detalhe do uniforme tinha que usar saia para fazer limpeza e meia calça, era horrível para se movimentar com esse uniforme.

Dentro do navio - treinamento

Em Izimir Turquia




Muitas vezes eu descia apenas para pisar um pouco em terra, pois de tanto ficar dentro do navio tudo balançava. Nesse tempo que fiquei passei por alguns países como Itália, Malta, Tunísia, Turquia, Grécia e Líbia. Logicamente que a outra coisa boa de trabalhar em navio é a questão de que você não gasta com nada, a não ser que você queira tomar um refrigerante, cerveja, fumar um cigarro, daí essas coisas você deve comprar, e logicamente quando você desce nos lugares e quer comprar algo ou comer algo diferente, você vai gastar o seu dinheiro, mas de resto é tudo free. Outra coisa legal são os descontos no duty free do navio, que no meu caso eram de 20% de desconto, então sempre que queria um chocolate diferente acabava comprando no duty free com esse desconto.

Míconos - Grécia

Míconos - Grécia

Civitavecchia - Itália

Milão - Itália

Míconos - Grécia

Civitavecchia - Itália

Civitavecchia - Itália

Míconos - Grécia

La Valletta - Malta

Santorini - Grécia



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